Luiz Inácio Lula da Silva conquistaria um terceiro mandato na Presidência da República se as eleições fossem hoje. É o que aponta a nova pesquisa PoderData realizada de 22 a 24 deste mês e divulgada na noite desta quarta-feira (24) pelo Poder360. Confirme o levantamento, o ex-presidente segue à frente na preferência do eleitoral e venceria qualquer adversário no segundo turno.

A vantagem de Lula se dá já no primeiro turno, com 34% a 36% das intenções de voto, dependendo do cenário testado. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro, oscila de 27% a 29%. Na primeira simulação, com o nome de João Doria como candidato do PSDB, Lula fica com 34% contra 29% de Bolsonaro.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 7%, e com Doria, que disputa as prévias do PSDB para a candidatura ao Palácio do Planalto e marca 5%. Henrique Mandetta (DEM), com 3%, Cabo Daciolo (Brasil 35), com 2%, e Alessandro Vieira (Cidadania), com também 2%, aparecem na sequência. Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não tiveram menções suficientes para chegar em 1%.

No segundo cenário, o PoderData incluiu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que pontua 5% – mesma porcentagem de Doria. Lula e Bolsonaro continuam na dianteira, com 36% e 27%, respectivamente. Ciro tem 9%; Moro, 8%; Leite, 5%; Cabo Daciolo, 3%; Mandetta, 2%; e Alessandro Vieira, 1%. D’Ávila e Pacheco (PSD) não chegaram a 1%.

Num eventual segundo turno, Moro – com forte exposição na mídia e tratamento positivo nas últimas semanas – se mostra o candidato mais competitivo contra Lula. Mesmo assim, fica 17 pontos percentuais atrás do petista (48% a 31%). Bolsonaro marca os mesmos 31%, mas Lula amplia sua margem e chega a 54%. A vantagem do ex-presidente seria ainda maior contra Doria (47% a 24%), Leite (50% a 20%) e Pacheco (53% a 14%).

O PoderData ouviu 2.500, de 22 a 24 de novembro, em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Com informações do Poder360