Lula venceria Bolsonaro no 1º turno, diz nova pesquisa Datafolha
As medidas eleitoreiras e desesperadas do governo Jair Bolsonaro (PL) para melhorar suas intenções de voto não surtiram efeito. Pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (28), a 66 dias das eleições 2022, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga a disputa ao Planalto.
Em simulação primeiro turno, Lula tem 47% e está 18 pontos à frente de Bolsonaro, que soma 29%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se mantém na terceira colocação, com 8%, seguido da senadora Simone Tebet (MDB, 2%). Três outros candidatos chegam a 1%. Se a eleição fosse hoje, Lula seria eleito presidente já no primeiro turno.
No levantamento anterior do Datafolha, feito há um mês, o ex-presidente aparecia com 47%, e o atual presidente, com 28%. Desde então, Bolsonaro conseguiu aprovar no Congresso a PEC do Desespero, que reajusta em 50% o Auxílio Brasil, dobra o valor do vale-gás e destina um voucher para caminhoneiros e taxistas. Apesar da ofensiva eleitoreira, as intenções de voto no presidente entre junho e julho oscilaram dentro da margem de erro.
Lula tem ampla vantagem sobre Bolsonaro tanto entre as eleitoras mulheres (46% a 27%) quanto entre os eleitores homens (48% a 32%).No recorte por regiões, o ex-presidente supera o atual no Nordeste (59% e 24%) e no Sudeste (43% a 28%). Os dois empatam tecnicamente no Norte, embora Lula esteja numericamente à frente (41% a 39%). Bolsonaro, por sua vez, é líder em poucos segmentos, como os evangélicos (43%, ante 33% de Lula).
O Datafolha ouviu 2.566 eleitores, presencialmente, em todas as regiões do Brasil, nesta quarta (27) e quinta-feira (28). A margem de erro é dois pontos percentuais.