Nova rodada da pesquisa PoderData aponta uma vantagem maior de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. Segundo o levantamento, feito de 19 a 21 de junho e divulgado nesta quarta-feira (22), o ex-presidente venceria hoje o atual mandatário num eventual segundo turno por 52% a 35%.

A vantagem obtida agora por Lula – de 17 pontos percentuais – é a maior desde fevereiro. Na pesquisa anterior, era de dez pontos (50% a 40%). Conforme lembra o Poder360 – que divulgou a pesquisa com exclusividade –, “o atual presidente caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 dias”.

Com relação ao primeiro turno, Lula e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro, mas a distância numérica entre eles cresceu. O petista passou de 43% para 44%, e o ex-capitão, de 35% para 34%. Com isso, a pontuação de Bolsonaro é praticamente a mesma nos dois turnos.

Também pontuaram Ciro Gomes (PDT, 6%), André Janones (Avante, 2%), Simone Tebet (MDB, 1%), Luciano Bivar (União Brasil, 1%) e José Maria Eymael (DC, 1%). Outros cinco candidatos – Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não chegaram a 1%.

Nos recortes da pesquisa, segundo o Poder360, “o desempenho de Lula no 1º turno é melhor na faixa etária de 16 a 24 anos (46%), entre o público feminino (49%) e com quem recebe até 2 salários mínimos (47%)”. Seu melhor desempenho regional é no Nordeste (58%). Já Bolsonaro tem suas melhores pontuações “entre os homens (43%), os que têm de 45 a 59 anos (38%) e os que cursaram até o ensino médio (39%)”.

O PoderData ouviu por telefone 3 mil eleitores, de 302 municípios, em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.