Lula defende que governo controle preços para conter inflação

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira (7) que o governo federal precisa intervir nos preços da gasolina, óleo diesel, gás de cozinha e energia elétrica para conter a atual inflação, segundo relata o portal Poder 360.

“Não temos inflação de consumo. Cerca de 50% da inflação de hoje são por preços administrados pelo governo. É energia elétrica, gasolina, óleo diesel e gás. Ou seja, preços que o governo poderia controlar e que não está controlando. […] São de responsabilidade do governo, então, que trate de baixar esses preços”, disse em entrevista à rádio Jangadeiro, de Fortaleza.

De acordo com o Poder 360, Lula voltou a repetir que é preciso “abrasileirar” o preço do combustível. Para ele, se o governo intervir nos custos repassados ao consumidor dos produtos mencionados, os preços dos alimentos e outros itens básicos também serão reduzidos. “A inflação elevada reflete no custo de vida da população e afeta especialmente os mais pobres”, acrescenta o portal.