O ex-presidente Lula se encontrou com um grupo de artistas na noite de terça-feira (29), no Rio de Janeiro, que inclui nomes como Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Ludmilla, Lenine, Gaby Amarantos, Maria Rita, Teresa Cristina e o ator Antonio Pitanga.

O deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PSB, o pastor Henrique Vieira, e a namorada de Lula, Janja, também estavam presentes.

O encontro, no intervalo de uma agenda de compromissos que Lula cumpria no Rio desde sábado, quando participou da festa dos cem anos do PCdoB, em Niterói, e de um evento internacional sobre democracia na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), foi divulgado em um post do ex-presidente.

Na apresentação do vídeo, em que ele aparece ao lado dos artistas que cantam “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, e fazem um L com as mãos, em referência ao nome do ex-presidente, Lula escreveu: “Com esse time já dá pra fazer um festival! Só falta o nome. Ideias?”

Lula referia-se ao recente episódio no Festival Lollapalooza, marcado por manifestações anti-Bolsonaro, que chegou a ser alvo de censura após uma decisão monocrática do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo, que acolheu pedido do partido de Bolsonaro, o PL, e determinou que o festival vedasse manifestações políticas do público e de artistas. Na segunda-feira (28), diante da enorme reação negativa à tentativa de censura, o PL desistiu da ação e a decisão foi revogada.