Bolsonaro cogitou mudar bula de cloroquina para incluir Covid-19

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, reagiu com indignação à  declararão do diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra Torres, na CPI da Covid nesta terça-feira (11), de que, de fato, o presidente Jair Bolsonaro queria, via decreto, incluir a possibilidade de uso da cloroquina para o tratamento de Covid-19 na bula do medicamento.

“Isso é um escândalo! O presidente da Anvisa confirmou que Bolsonaro tentou mudar a bula da cloroquina, recomendando seu uso no tratamento contra a covid-19, apesar dos estudos irem na direção oposta. Mais um atentado contra a saúde pública!”, disse Luciana.

Ao ser questionado pelo relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), sobre reunião na qual o rascunho do decreto teria sido apresentado — conforme informação revelada no depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à Comissão — Barra Torres respondeu: “Quando houve uma proposta de pessoa física de fazer isso, me causou uma reação um pouco mais brusca, eu disse: ‘olha, não tem cabimento, não pode’. E a reunião inclusive nem durou muito mais depois disso”.

Barra Torres disse, ainda que “só quem pode modificar a bula de um medicamento registrado é a agência reguladora daquele país, mas desde que solicitada pelo detentor do registro”.

Por Priscila Lobregatte
Com agências