Diante da polêmica sobre torcer ou não para a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo que teve início nesta quinta-feira (14), na Rússia, a deputada federal por Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, defende que tal atitude não anula a necessidade de lutar pelo Brasil enquanto nação. Mais uma vez ela postou texto em suas redes sociais em que se posiciona favorável à torcida: “torcer pelo Brasil não é só torcer pelo hexa”, aponta.

Para Luciana, ninguém deve se convencer que de que não torcer pelo Brasil é o caminho para superar a crise em que o país atravessa. E criticou duramente o retrocesso em que tem sofrido o povo brasileiro governado pelo golpista Michel Temer, que tem tomado medidas retrógradas e de entrega do patrimônio brasileiro ao capital estrangeiro.

A presidenta do PCdoB critica ainda a fala de Temer que gravou vídeos em que ameniza a situação de grave crise que o país atravessa e a grande impopularidade que vem apontando as últimas pesquisas sobre o seu governo. No vídeo, Temer diz que na torcida pelo Brasil na Copa, acabam “as diferenças”. Contrária a fala do golpista, Luciana diz no texto que a população não se engana e tem consciência que o projeto do governo Temer “não serve para o Brasil” e não nos representa”.

Pouco antes da abertura dos jogos, a dirigente comunista escreveu artigo em que orienta: “a esperança é o que nos mantém mobilizados na construção de um país melhor. Por isso mesmo não podemos abrir mão desse traço tão rico da nossa identidade enquanto Nação: a alegria!”

Para ela, “a negação da política não muda a política — é a participação que produz a transformação — não seria a negação do que nos faz uno enquanto povo que seria capaz de superar as condições de divergência e de bipolaridades”.

Porém, afirma, “é de surpreender, no entanto, que o “país do futebol” esteja mergulhado em tamanha apatia”.