A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi recebida pelo ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica e por sua esposa, a ex-senadora Lucía Topolanski, na noite desta quinta-feira (29). O encontro aconteceu na chácara do casal, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu.

“Mujica é um símbolo de esperança e de luta, alguém que construiu amplas convergências para um Uruguai mais próspero, desenvolvido e soberano”, comentou Luciana.


O deputado estadual Waldemar Borges, Luciana e Mujica

Prevista para ser uma visita rápida e informal, a conversa acabou durando pouco mais de duas horas, durante as quais foram discutidos o cenário internacional, BRICs, Mercosul e o papel da América Latina na conjuntura mundial.

O processo de construção da Frente Ampla e os desafios dos partidos de esquerda no mundo também estiveram entre os assuntos da noite. E, naturalmente, o cenário da política brasileira foi um dos temas centrais.

Leia também: No Uruguai, vice-governadora de PE discute habitação e patrimônio histórico

“Tive oportunidade de comentar sobre o quadro político brasileiro e a luta para eleger Lula e derrotar a extrema-direita no Brasil”, explicou.

A ex-senadora Lucía Topolanski e Luciana Santos

Luciana está na capital uruguaia para participar de agendas de cooperação e intercâmbio com a Intendência de Montevidéu até o próximo sábado (30). No encontro, esteve acompanhada pelo deputado estadual de Pernambuco, Waldemar Borges e pelo dirigente do PCdoB, Marcio Cabrera.

“Foi um momento importante para reforçar a convicção no diálogo e na unidade como chaves essenciais para construir outra realidade com mais justiça, oportunidades, respeito e soberania”, avaliou.

 

(PL)