A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, criticou, por meio de suas redes sociais, na noite desta segunda-feira (26), o cancelamento do Censo deste ano devido aos cortes orçamentários impostos pelo governo de Jair Bolsonaro.

Luciana declarou que “cancelar o Censo é impedir um diagnóstico sobre nossa atual situação”. E questionou: “Por que interessa a Bolsonaro esconder como está o Brasil e o brasileiro?”.

A dirigente salientou que o Censo Demográfico “nos permite conhecer nosso país, é o retrato da nossa realidade”. Lembrou, ainda, que a pesquisa é realizada com toda a população, “para saber não só quantos habitantes tem determinado território, mas também para obter informações sobre quem são eles e quais as condições de vida dessas pessoas. Feita de casa em casa, permite a participação dos que estão nas metrópoles e dos que habitam os rincões do país, locais de difícil acesso ou sem fornecimento de linhas de telefone ou de internet”.

A comparação com os dados do passado, apontou, “possibilita saber se a qualidade de vida de um povo melhorou ou piorou. E é a partir desse levantamento que são elaboradas as políticas públicas”.

Sancionado com vetos por Bolsonaro no dia 29, o Orçamento deste ano impôs uma série limitações e perdas à população e ao país no momento em que é mais necessário haver investimentos públicos para o enfrentamento da pandemia e seus reflexos na vida do povo.

Dentre os cortes impostos está o Censo, fundamental, entre outras coisas, para a elaboração das políticas públicas em conformidade com as necessidades e características de cada região. Segundo o IBGE, as tratativas com o Ministério da Economia serão retomadas para planejar a realização do Censo em 2022, “de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME.”

Por Priscila Lobregatte

Com agências