A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou, em suas redes sociais neste domingo (6), a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que busca impedir o uso político das Forças Armadas.

Luciana declarou: “Mais do que nunca, ganha força a PEC de autoria da querida Perpétua Almeida, para proibir que militares da ativa ocupem cargos civis na administração pública.  É hora de ampla mobilização pela aprovação da proposta, para impedirmos que a partidarização adentre nos quartéis, colocando em risco nossa democracia”.

A dirigente enfatizou ainda que “política e Forças Armadas não combinam. A decisão do Exército de não punir o general Pazuello por sua participação em um ato  claramente político gerou preocupação em todos que têm apreço pelas instituições e pela Constituição”.

A PEC prevê que o militar da ativa que tiver menos de 10 anos de serviço deverá afastar-se da atividade para exercer cargo civil na administração pública. Já os que tiverem mais de uma década de trabalho deverão passar automaticamente para a inatividade na data da posse no novo cargo. Atualmente, o texto já tem a assinatura de 82 deputados e necessita, ao todo, de 171 para ter sua tramitação iniciada.

“A sensação de que não se sabe mais onde termina o governo e começa o Exército, é o que pode acontecer de pior para esta instituição e as demais Forças Armadas”, declarou a deputada Perpétua Almeida, após o anúncio da decisão do Exército em relação a Pazuello.

 

 

Leia também: Perpétua propõe PEC para barrar militares da ativa em cargos políticos

Por Priscila Lobregatte