A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, anunciou, pelas redes sociais, na noite desta quinta-feira (26), que seu nome foi colocado pelo Partido como possibilidade de compor a Frente Popular do estado com vaga ao Senado para as próximas eleições.

“Hoje tivemos mais uma reunião importante aqui no estado, para discutir as perspectivas da Frente Popular nas eleições deste ano e, como vocês têm acompanhado pela imprensa, o PCdoB realmente colocou meu nome à disposição da Frente para concorrer a uma vaga ao Senado”, disse Luciana pelas redes sociais.

A declaração foi feita após encontro que ocorreu no mesmo dia, de maneira virtual, com as direções nacionais e estaduais do PCdoB , PSB e PT. O deputado federal e líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros, também participou.

A dirigente acrescentou ainda que “essa foi uma primeira reunião, teremos outras ainda. Mas desde já quero agradecer o carinho de vocês e a forma entusiasmada com que receberam essa notícia. Vamos juntos, juntas, firme na luta!”.

Ao Jornal do Commércio de Pernambuco, Luciana declarou que o governador Paulo Câmara (PSB) tem colocado a intenção de terminar seu segundo mandato . “Ele tem dito às mais diversas forças políticas, essa posição de concluir o seu mandato. Sendo assim, na ocasião, nos colocamos para a análise da Frente Popular, o meu nome ao Senado”.

Perfil

Seria a primeira vez que Luciana Santos concorreria ao Senado. Pernambuco até hoje nunca elegeu uma mulher ao Senado. Atualmente Luciana é vice-governadora do estado, primeira mulher a assumir essa função. Em sua carreira política, ela foi eleita deputada estadual, prefeita de Olinda, por dois mandatos, secretária estadual de Ciência e Tecnologia de 2009 a 2010, na primeira gestão do governo de Eduardo Campos. E entre 2011 e 2018, foi deputada federal.

Por Priscila Lobregatte

Com agências