A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, publicou texto em suas redes sociais na noite desta quinta-feira (4), lamentando a morte de Miguel, de 5 anos, e pedindo justiça para o caso.

“É triste e indignante a morte de Miguel. É impossível não ver em todo esse episódio terrível o recorte de classe e as marcas do racismo estrutural que rege as relações sociais no Brasil e que se refletem com muito mais força no trabalho doméstico”, afirmou Luciana Santos.

O menino estava sob os cuidados da patroa de sua mãe, Mirtes Renata, pois esta atendeu a demanda de passear com o cachorro. A empregadora aparentemente perdeu a paciência com Miguel e colocou-o no elevador sozinho para que buscasse a mãe. Ele se perdeu no prédio, caiu do 9º andar, e faleceu. Sarí Corte Real é primeira-dama de Tamandaré , no sul do estado. Ela foi presa em flagrante, mas liberada após pagar fiança de R$ 20 mil.

“(Este é) um episódio que nos impele a pensar em responsabilidade social, em empatia, e na necessidade de atuarmos para que a cultura acompanhe as leis e que possamos fazer valer a proteção social e aos direitos de milhões de mulheres no nosso país”, observou a presidenta nacional do PCdoB.

A morte ocorreu na semana em que se completam 5 anos da sanção, pela ex-presidenta Dilma Rousseff, da lei que ampliou os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas no país, incluindo, por exemplo, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A lei havia sido aprovada pelo Congresso em 2013 e sempre gerou protestos, especialmente das camadas mais ricas da sociedade. Como deputada federal, Luciana teve importante papel de articulação para aprovação desta regulamentação.

Luciana Santos também exigiu que “responsabilidades sejam devidamente apuradas e punidas”.

E desejou que “o coração de Mirtes, mãe e trabalhadora, possa encontrar alguma paz nesse cenário absurdo de dor. A ela e a Marta, avó de Miguel, meu abraço forte, solidário e sabedor de que não há nada nesse mundo que aplaque o sofrer de perder um filho desse jeito”.

“Por Mirtes e por tantas mães e mulheres desse Brasil precisamos dedicar nossos dias e toda energia à luta pela garantia de direitos, pela superação do racismo e por um mundo onde todos os filhos possam viver bem, em paz e segurança”, concluiu Luciana Santos.

Veja a mensagem na íntegra:

É triste e indignante a morte de Miguel. É impossível não ver em toda esse episódio terrível o recorte de classe e as…

Publicado por Luciana Santos em Quinta-feira, 4 de junho de 2020