Luciana Santos na abertura da 75ª Reunião SBPC. Foto: Diego Galba (ASCOM/MCTI)

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontece em Curitiba até dia 29 de julho contará com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos no debate da noite desta quarta-feira (26) na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O tema central desta edição é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. E na abertura do evento, na noite de domingo (23), a ministra e presidenta nacional do PCdoB foi exaltada pela comunidade científica presente. Ao ser anunciada como uma das autoridades do evento, ela foi aplaudida de pé pelos presentes.

Em seu pronunciamento, a ministra parabenizou a atuação da SBPC contra tentativas de aviltamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de prejuízo do seu papel estratégico de formulador, articulador e indutor do progresso científico e tecnológico do País. “A ciência brasileira sempre enfrentou períodos de grandes desafios. Nestes momentos, a SBPC esteve à frente da resistência, lutando para que os tempos sombrios nunca prosperassem”, ressaltou na ocasião.

Mesa de debate

Engenheira Eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a ministra participa da sessão especial no Auditório Central da UFPR das 18h30 às 20h30. A mesa será coordenada pelo presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo.

Além da ministra, participam como palestrantes, os professores Sérgio Rezende Machado, professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco e o Doutor Luiz Davidovich, físico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968) e o mestre e doutor em Ciência Política, professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Luís Manuel Rebelo Fernandes, secretário da Ciência e Tecnologia (MCTI).

A tradicional reunião da SBPC acontece, ininterruptamente, desde 1940 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

O evento conta com extensa programação composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.

O evento é aberto ao público e gratuito. Só há taxa para participar dos webminicursos ou para obter material impresso do evento (programação impressa, bolsa e crachá).