A presidenta nacional do PCdoB e governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, falou, pelas redes sociais nesta quinta-feira (11), sobre o Novembro da Consciência e importância das ações de combate ao racismo e pela igualdade. Ao participar de evento relativo ao tema no Recife, Luciana destacou: “O combate ao racismo e à intolerância é uma luta que é de todos e por todos. Porque é uma luta por equidade, por justiça social. Não haverá democracia sem igualdade racial”.

Ao abordar o evento “Negros em movimento: uma luta por todas e todos”, realizado na quarta-feira (10), Luciana colocou que “o mês da consciência negra está relacionado à própria definição de quem somos enquanto povo e também à construção do que queremos — um país da diversidade, do respeito, da inclusão e da justiça social para todos”.

Luciana lembrou que Pernambuco tem 66% da população negra e “ao contrário do governo federal, não negamos o passado nem o presente. Queremos construir agora um amanhã de equidade.  Aqui, estamos buscando promover e fortalecer a política pública, que é o caminho pelo qual a gente deve e pode enfrentar o racismo”. Neste ano, o 20 de novembro, dia da Consciência Negra, também agregará manifestação da campanha nacional pelo Fora Bolsonaro.

Foto: Diego Galba/VG

A governadora em exercício anunciou, ainda, medidas que estão sendo promovidas pelo estado, como ações de saúde para a população negra, com foco no combate à anemia falciforme. “Também estamos fazendo um esforço para melhorar a formação de professores e ampliar o debate sobre o racismo institucional e estrutural em todos os espaços, mas sobretudo nas instituições de ensino”, apontou.

Luciana adiantou que no dia 19 será lançado o edital Solano Trindade de Ações Afirmativas, cujo objetivo “é fortalecer instituições de ensino superior no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante apoio financeiro a projetos que contribuam para a implementação e para o impacto de políticas de ações afirmativas étnico-raciais”.

Por Priscila Lobregatte