A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos lamentou, por meio de nota, o falecimento do militante comunista Jaime Sautchuk nesta quarta-feira (14). Ela ressaltou a “grande reputação profissional”, do jornalista, escritor e ambientalista.

Como jornalista, Jaime trabalhou na BBC de Londres, nos jornais alternativos Opinião e Movimento, em O Globo, Estadão, Folha, Veja e Diário da Manhã.

Nasceu em Santa Catarina, no município de Joaçaba, mas era goiano de coração, morou grande parte de sua vida no estado, atualmente morava na cidade de Cristalina, região leste de Goiás, local onde mantinha uma reserva ambiental denominada Linda Serra dos Topázios. Foi pioneiro, em Brasília, no movimento pela preservação da Amazônia e do Cerrado.

Como escritor, foi autor de vários livros, entre eles, Projeto Jari – Invasão Americana, A Luta Armada no Brasil entre os Anos 60 e 70, A UNE contra o SNI, Mitaí, Cruls, O Causo eu Conto, Antologia Profética, sendo o último uma biografia do escritor goiano Bernardo Élis. Na área de cinema, criou o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na Cidade de Goiás.

Jaime faleceu em decorrência de problemas renais. Fazia hemodiálise e também tinha problemas cardíacos. Ele deixa dois filhos e uma filha do primeiro casamento com a jornalista Vera Lúcia Manzolillo.

Em nota a presidenta do PCdoB lembrou que Jaime foi um dos precursores de publicações de notícias sobre a Guerrilha do Araguaia e que trabalhou em grandes órgãos da imprensa nacional.

Confira a nota da presidência do PCdoB abaixo:

Com tristeza, recebemos, hoje, 14, a notícia do falecimento, em Brasília, de Jaime Sautchuk. Jornalista, de grande reputação profissional, escritor e ambientalista. O Brasil perdeu uma notável inteligência, uma destacada personalidade progressista e um militante da causa socialista. Foi um dos pioneiros a publicar na imprensa brasileira textos sobre a Guerrilha do Araguaia. Nos últimos anos foi articulista do Portal Vermelho. Expressamos nossas condolências aos seus familiares, amigos e amigas.

Jaime Sautchuk, com seu legado, presente, hoje, e sempre.

Luciana Santos

Presidenta nacional do PCdoB