Luciana Santos, como deputada federal, junto com lideranças das empregadas domésticas na Câmara

Neste 27 de abril, Dia da Empregada Doméstica, a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, prestou homenagens a estes trabalhadores e trabalhadoras. Em publicação nas redes sociais, ela ressaltou a luta por direitos da categoria, liderada por mulheres.

“Quero abraçar ase os trabalhadores domésticos, em especial às mulheres guerreiras que compõem a grande maioria dessa categoria”, escreveu a dirigente do PCdoB

“Nesses tempos de pandemia o trabalho doméstico ficou em evidência, assim como a importância da garantia de direitos a esse setor. Na Câmara dos Deputados esta foi uma pauta prioritária nos meus dois mandatos. Conseguimos, com muito diálogo, articulação e a participação fundamental das entidades representativas como os sindicatos estaduais e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, aprovar a PEC das Domésticas e a sua regulamentação. Esse foi um passo fundamental”, destacou Luciana.

Ela ainda comentou que, apesar dos avanços, a busca pela garantia dos direitos, por valorização e respeito é “um desafio constante” e reafirmou que sua posição de colaboradora nesta luta.

“A nossa disposição, agora na vice-governadoria, seguimos nessa parceria, acompanhando, inclusive, a aplicação da emenda destinada ao estado, para cursos de formação e capacitação. Seguimos juntas, firme na luta!”, concluiu.