Luciana Santos fala na abertura do curso Doméstica Cidadã

“Muito gratificante participar, ontem [quinta-feira (24)], do lançamento do projeto Doméstica Cidadã, que vai oferecer qualificação e formação cidadã para as trabalhadoras domésticas do nosso estado. A iniciativa é realizada a partir de emenda parlamentar de minha autoria, quando fui deputada federal”, destacou a presidenta nacional o PCdoB, que é vice-governadora de Pernambuco, em suas redes sociais.

“Os cursos visam agregar valor e conhecimento e aprimorar a qualificação profissional, mas também funcionarão como um exercício de cidadania, com conteúdos sobre políticas públicas, legislação, gênero, raça, etnia, ética social e profissional”, explicou Luciana, lembrando que as domésticas são 14% das trabalhadoras do estado.

O curso

Nesta etapa foram oferecidas 120 vagas, divididas igualmente entre os municípios de Recife, Camaragibe, Paulista e Olinda. Serão 80 horas de aulas, ministradas durante três meses. As participantes recebem auxílio para o deslocamento, lanche e o material didático necessário.

O Projeto Doméstica Cidadã e tem parceria com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco, Ministério Público, Sindicato das Patroas e Superintendência Regional do Trabalho.