Lula, Luciana Santos e Geraldo Alckmin

Nesta terça-feira (19), a Frente Popular de Pernambuco indicou a presidente nacional do PCdoB e atual vice-governadora do estado, Luciana Santos, como pré-candidata a vice na chapa encabeçada por Danilo Cabral (PSB). A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Político da coligação e será oficializada nesta quarta-feira (20), em ato com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Garanhuns.

“A gente está nessa caminhada por Pernambuco e pelo Brasil. A indicação de Luciana a vice, uma política de dimensão nacional, chega para fortalecer ainda mais o nosso time. Luciana tem uma grande experiência administrativa. Sua presença na chapa dá nitidez política ao verdadeiro time de Lula em Pernambuco”, declarou Danilo Cabral à imprensa local.

“Compor mais uma vez a chapa da Frente Popular é uma honra, revestida da grande responsabilidade que é levar adiante as transformações que têm mudado Pernambuco ao longo desses anos. E estou animada com o tamanho que essas transformações irão ganhar, com o reencontro de Pernambuco com o Brasil, com a vitória de Lula presidente, Danilo governador e Teresa senadora”, afirmou Luciana.

À chapa de Danilo e Luciana, soma-se a atual deputada estadual Tereza Leitão, do PT, que disputará a vaga para o Senado. Na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, que tudo indica será decidida no segundo turno, concorrem também a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) – pré-candidato de direita e conservador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Entre os postulantes, estão ainda Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, e Rachel Lyra (PSDB), ex-prefeita de Caruaru, entre outros.

Experiência de governo

Mulher, negra, engenheira e militante desde os tempos de estudante, Luciana Santos foi deputada estadual e federal, prefeita de Olinda por dois mandatos e secretária de Ciência e Tecnologia no governo de Eduardo Campos em Pernambuco. Hoje, é vice do atual governador Paulo Câmara (PSB), sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo no Estado.

Na atual gestão, Luciana Santos acompanha de perto o Pacto Pela Vida, as intervenções nas áreas de infraestrutura, abastecimento d’água e saúde, além das ações na área da educação, que deram destaque nacional ao governo.

Pernambuco universalizou o acesso às escolas de Tempo Integral, colocando o Ensino Médio estadual no topo do ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Também implantou o Programa Criança Alfabetizada (PCA), que tem como objetivo fortalecer a alfabetização das crianças de todo o Estado na idade certa, em parceria com os municípios.

Entre outras ações, também esteve à frente de importantes iniciativas, como o Pernambuco Com Elas – que visa incentivar a inserção feminina no mercado de trabalho –, a criação da Marcha Zumbi e Dandara em alusão ao Dia da Consciência Negra e o projeto do Memorial da Democracia – que irá abrigar o acervo reunido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, além de informações sobre as lutas libertárias ocorridas no Estado.

 

Da redação

 

(PL)