Luciana e Flávio apontam enfraquecimento do Estado com autonomia do BC

Diante da retomada da pauta relativa à autonomia do Banco Central no Congresso Nacional, lideranças do PCdoB têm se posicionado publicamente, criticando a proposta e alertando para o fato de que, na prática, a autonomia beneficia o sistema financeiro em detrimento do interesse público.

Na avaliação da presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, “conferir ao mercado financeiro a direção de um banco estratégico para os rumos da política econômica e monetária do país é um erro grave”.

Luciana salientou que “a autonomia do Banco Central é mais uma política neoliberal que enfraquece o Estado e inviabiliza um projeto nacional de desenvolvimento”.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, salientou que “se o capital financeiro manda no Banco Central, isso é perigoso inclusive para outros setores econômicos, como indústria, comércio e agricultura. A verdadeira independência do Banco Central não está assegurada pelo projeto em análise”.

Nesta terça-feira (9), foi aprovado, por 363 votos a 109, requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei complementar. O objetivo dos deputados que apoiam a proposta é que o texto seja aprovado até sexta-feira para, então, seguir para o Senado.

O projeto, na prática pretende transferir o BC ao controle dos bancos privados, afetando a soberania popular e nacional e, em meio à grave situação sanitária e econômica do país, liquida com o instrumento capaz de coordenar as políticas fiscal e monetária. O banco já funciona com autonomia operacional.