A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos foi eleita vice-governadora de Pernambuco na chapa que reelegeu Paulo Câmara (PSB), com 1.896.126 votos, o que corresponde a 50,61% dos votos válidos. A coligação “Frente Popular de Pernambuco” também elegeu os dois senadores, Humberto Costa (PT), com 1.713.565 votos e Jarbas Vasconcelos (MDB), com 1.430.802 votos.

A comunista foi eleita deputada federal em 2010 e reeleita em 2014. Luciana foi vice-presidenta do PCdoB desde novembro de 2009, quando foi eleita no 12º Congresso. Em maio de 2015, Luciana assumiu a presidência nacional do partido, no lugar de Renato Rabelo.

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindoEm suas redes sociais, Luciana afirmou que o domingo foi de vitória em Pernambuco. Mas, ressaltou que agora é foco no segundo turno para eleger Fernando Haddad (PT) à Presidência da República.

Luciana Santos é filiada ao PCdoB desde 1987. A comunista passou a integrar o Comitê Central em seu 10º Congresso (2001). Integra o Comitê Estadual do PCdoB-PE.

Luciana nasceu no dia 29 de dezembro de 1965 em Recife-PE. Formada em engenharia elétrica, Luciana concorreu pela primeira vez a um cargo público, em 1992, como candidata a vereadora em Olinda. Em 1994, concorreu a uma vaga como deputada estadual em Pernambuco. Ficou na suplência e assumiu o mandato dois anos depois. Em 1998, Luciana reelegeu-se deputada estadual com 26 mil votos.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péEm 2000, foi eleita prefeita de Olinda com mais de 107 mil votos. A primeira prefeita comunista do Brasil foi reeleita em 2004, no primeiro turno, com cerca de 122 mil votos.

Encerrando o mandato como prefeita, assumiu a secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, de onde saiu em 2010 para assumir o mandato de deputada federal.

Deputados

O PCdoB em Pernambuco também elegeu Renildo Calheiros para a Câmara dos Deputados, com 57.919 votos. Ele já foi deputado federal em 1990 e 2003. Na Assembleia Legislativa, a legenda elegeu João Paulo com 29.442 votos. Ele já foi deputado estadual entre 1990 e 1198, prefeito de Recife em 2000 e 2004, e posteriormente foi deputado federal em 2010.