Luciana Santos é diplomada vice-governadora de Pernambuco pelo TRE
“Um governo arrojado, o governador Paulo Câmara e sua equipe demonstraram que sabem governar Pernambuco, portanto será um grande aprendizado para mim’, comentou. “Ao mesmo tempo a expectativa é de poder colaborar, com a minha experiência, na governabilidade e trazendo essa questão do ser mulher, para contribuir na gestão”
Sobre os desafios que se colocam nessa nova etapa da sua vida política Luciana ponderou que está animada, embora o cenário mundial seja muito complexo e com expectativa de crescimento econômico tímido para 2019 por parte de órgãos como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo. “Sabemos que o crescimento econômico que se apresenta para o próximo ano é muito tímido, e do ponto de vista democrático também há um grande receio e por isso mesmo pedimos tanto o respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito, mas em Pernambuco nós vamos fazer nosso dever de casa”.
“Aqui, mesmo com o cenário de recessão no Brasil nos últimos anos nós crescemos o dobro da média de crescimento do país. Pernambuco teve uma mudança importante na sua matriz econômica a pouco mais de dez anos, nós bebemos dessa novidade até hoje, mas é preciso garantir que a política tributária e um conjunto de fatores que são determinantes para os estados possam prevalecer”, comentou, ressaltando a importância de políticas voltadas para o Nordeste como têm reivindicado os governadores da região.
“Vamos fazer um bom combate, apesar da complexidade e gravidade do momento, estamos animados e vamos fazer a diferença em Pernambuco, junto ao governador Paulo Câmara”, resumiu.
Também foram diplomados o senador reeleito Humberto Costa — o outro senador eleito Jarbas Vasconcelos (e seus dois suplentes) foram excepcionalmente diplomados no último dia 3/12 — deputados estaduais e deputados federais, entre eles João Paulo Lima e Renildo Calheiros, eleitos, respectivamente, deputados estadual e federal, pelo PCdoB.
Pernambuco é o primeiro estado do país a realizar a diplomação que, legalmente, atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Após a cerimônia formal que marca a última etapa do processo eleitoral, diplomados e convidados participaram da parte festiva do evento. Como não poderia deixar de ser, a celebração contou com apresentações de orquestra de frevo, Galo da Madrugada, passistas, bonecos gigantes de Olinda e dos artistas Almir Rouche, Jota Michiles, Beto Ortiz, Beto do Bandolim e Márcio Menner.
A posse de governador e sua vice deve acontecer no dia primeiro de janeiro de 2019, em local e horário ainda a confirmar. No caso dos deputados, a posse acontece dia 1º de fevereiro de 2019, em sessão na Assembleia Legislativa para os estaduais e no Plenário Ulysses Guimarães, para os federais.
De Pernambuco, Ana Cristina Santos e Rodrigo Barradas
Fotos: Diego Galba