A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou, em suas redes sociais, em função do Dia Mundial contra a Aids (1º de dezembro) o papel do SUS no combate à doença, bem como no tratamento da saúde do povo e no enfrentamento à Covid-19.

“É mais um dia para enfatizarmos a importância do nosso SUS e seu papel estratégico. A pandemia de Covid-19 colocou em evidência como as pandemias afetam vidas e meios de subsistência e como a saúde está ligada a questões como redução da desigualdade, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção social e crescimento econômico”, afirmou .

Luciana disse ainda que “neste ambiente, se intensificaram os desafios enfrentados por pessoas que vivem com HIV, em especial mulheres e meninas e pessoas em situação de vulnerabilidade. Estes aspectos pautam o tema do Dia Mundial contra a AIDS neste 2020: “Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada””.

Por fim, a dirigente declarou: “Nossa luta e trabalho contínuos seguem firmes para eliminar o estigma e a discriminação, pelo fortalecimento do SUS, para que os direitos humanos sejam garantidos e para que os direitos das mulheres e meninas, e a igualdade de gênero estejam no centro das prioridades”.

Por Priscila Lobregatte

(Atualizada às 12h30 para correção de informação)