Na manhã desta quinta-feira (12), a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, representou o governo do estado em encontro virtual de intercâmbio com a China. Na ocasião, Luciana ressaltou a importância das relações diplomáticas entre os dois países — que já duram 47 anos — e rechaçou as investidas de Bolsonaro e seus apoiadores contra a China.

“Na oportunidade, assinamos um memorando de entendimento sobre intercâmbio e cooperação em matéria de agropecuária entre a Província de Sichuan e o estado de Pernambuco. Essa política de amizade e cooperação mútua, seguindo a lógica do ganha-ganha, tem sido frutífera para o nosso estado e para o nosso país”, disse Luciana pelas redes sociais.

A dirigente destacou que a China “é o principal destino das exportações brasileiras, a cooperação no enfrentamento à pandemia, incluindo a produção da vacina Coronavac e a aquisição de insumos para produção da Astrazeneca/FioCruz são bons exemplos dessa relação”.

Luciana colocou ainda que “não concordamos com as hostilidades que o governo federal, por vezes, expressou pela China. Ao contrário, nós recebemos essa relação de braços abertos e sempre na perspectiva de desenvolver mais fortemente esses laços”.

Assista vídeo com a fala da presidenta Luciana Santos

Por Priscila Lobregatte