A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, se manifestou, por meio de suas redes sociais, em homenagem ao Dia do Estudante, celebrado nesta quarta-feira (11). Ela criticou o governo Bolsonaro pelo desmonte e ataques promovidos contra a educação pública e destacou o papel da juventude nas lutas pela transformação da sociedade.

“Hoje é dia de celebrar a ousadia, a coragem e a inventividade. De valorizar e incentivar o acesso ao conhecimento para todos”, disse Luciana.

Ela acrescentou que “ao contrário do que defende o ministro da Educação e esse governo federal negligente, a educação precisa chegar a todas as pessoas, independente de classe social, e só o que deve determinar a formação é o sonho, a vocação, o desejo e o talento de cada um”, disse Luciana, em referência a declaração dada pelo ministro da pasta, Milton Ribeiro, nesta terça-feira (10), de que a universidade deve ser para poucos.

Em vídeo, a dirigente salientou que “conhecimento e luta são as grandes ferramentas que movem a juventude” e que a “juventude tem a face do amanhã, exatamente porque é uma fase da nossa vida em que estamos fazendo descobertas e procurando explicar os fenômenos que nos cercam. E quanto mais a gente descobre a explicação para esses fenômenos, mais a gente será capaz de atuar para transforma-los”.

Luciana também destacou a importância da mobilização dos estudantes em busca de mudanças que tragam garantia de direitos e igualdade. Neste sentido, citou as entidades do movimento estudantil — como UNE, Ubes, UJS, JPL e ANPG — como ferramentas de formação política e do exercício da nossa cidadania.

Confira a íntegra do vídeo:

Por Priscila Lobregatte