A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, saudou, por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira (1º) o centenário do Partido Comunista da China (PCCh), celebrado nesta data.

“Hoje o Partido Comunista da China completa 100 anos. Tenho participado com prazer de vários debates, atividades e conversas com a imprensa chinesa para falar sobre a relevância dessa data e sobre todo trabalho de intercâmbio que temos feito com essa grande nação”, declarou a Luciana Santos.

A dirigente destacou: “Não temos dúvida de que se não houvesse a fundação, em 1921, e o desenvolvimento do Partido Comunista da China não teríamos hoje este espetáculo de crescimento e desenvolvimento da sociedade e da economia chinesa, baseada em valores distintos dos que regem o capitalismo”.

Luciana salientou, ainda, que entre outros aspectos, “a República Popular da China e sua política internacional contribuem decisivamente para o desenvolvimento e o crescimento de dezenas de outros países que se integram numa política de ganha-ganha e de cooperação mútua que vão dando uma nova fisionomia para as relações internacionais no mundo”.

E finalizou: “Comemoramos com alegria os cem anos da fundação do Partido Comunista da China!”.

Nesta quarta-feira (30), véspera do centenário, o PCdoB enviou mensagem, assinada pela presidenta e pelo vice-presidente, Walter Sorrentino, na qual aponta: “A celebração dos 100 anos de fundação do PCCh marca o surgimento da força política que através da atuação constante, abnegada e repleta de heroísmo, transformou a China completamente, libertando-a do atraso, da subordinação política e econômica, conduzindo-a até o estágio atual de desenvolvimento humano e material, que deslumbra o mundo”.

Leia aqui o especial sobre os 100 anos do PCCh 


Por Priscila Lobregatte