Ao participar da entrega do “superpedido” de impeachment do presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (30), no Congresso Nacional, a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou “o dia histórico”.

O pedido protocolado reúne mais de 20 crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da República, de acordo com a Lei 1.079/1950. A ação é assinada por 46 signatários, entre entidades, parlamentares e movimentos sociais, representantes da sociedade civil de diferentes espectros políticos.

Em pronunciamento, Luciana Santos destacou a demonstração de unidade de diversos matizes ideológicas neste dia, em torno de um pedido único. Para ela, um reflexo do grito dos menos favorecidos. “É o grito dos negros e negras, dos indígenas, daqueles que lutam pelo respeito a sua orientação sexual, dos trabalhadores e das trabalhadoras que veem no seu dia a dia seus direitos serem atacados sistematicamente”, disse a dirigente.

“Jair Bolsonaro é o maior aliado do vírus no Brasil”

Luciana Santos recordou que o governo desde o início negou e até hoje não admite a gravidade da pandemia no Brasil. “Esse governo demonstrou desde o primeiro dia do coronavírus ser um grande aliado do vírus. Jair Bolsonaro é o maior aliado do vírus no Brasil, porque desde o começo negou a ciência e toda orientação mundial, não só da ciência, mas toda a experiência exitosa no mundo. É por isso, sim, que ele está cometendo crime contra a humanidade. Sim, ele tem responsabilidade pelas 500 mil mortes que estamos vivendo neste país”, afirmou.

A dirigente nacional do PCdoB ressaltou o papel da frente ampla num momento de gravidade política vivido pelo país. “É por isso, que se junta essa frente ampla, de vários parlamentares e várias entidades que refletem esse momento na história. Não é a primeira vez que a nação se une, nós fizemos isso quando lutamos pela anistia, nós fizemos isso quando lutamos juntos para derrubar a ditadura. E mais uma vez estamos juntos numa grande frente ampla para gritar em alto e bom som: Basta e fora Bolsonaro!”, completou a presidenta do PCdoB.

Além do PCdoB, o documento lista outras legendas como PT, PSB, PDT, Psol, Cidadania, Rede, PCO, UP, PSTU e PCB. Além de parlamentares de diferentes siglas.

Para pressionar clique em www.superimpeachment.org 

Confira no vídeo abaixo: