A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, se manifestou, em suas redes sociais nesta quarta-feira (7) sobre o Projeto de Lei 948/21, aprovado na terça-feira (6) na Câmara dos Deputados, que permite às empresas privadas a compra e aplicação de vacinas contra a Covid-19, o chamado “fura-fila”. A bancada do PCdoB votou contra a matéria.

A dirigente destacou: “A uma altura dessas, com mais de quatro mil mortes por dia; diante da escassez de vacinas que há no mundo, e da incapacidade do governo federal que não planejou compra suficiente e a tempo, a aprovação do ‘fura-fila’ é um verdadeiro crime contra o povo brasileiro”.

Luciana Santos disse ainda: “Ao invés de atacar os princípios de universalidade e gratuidade, pilares do SUS, o Congresso deveria estar lutando para ampliar a vacinação e garantir formas de aumentar e baratear a produção dos imunizantes”.

Por fim, a dirigente salientou: “Todos sabemos que a principal saída dessa tragédia que estamos vivendo é a vacina. É fundamental garantirmos vacinação das prioridades e a equidade no plano de imunização”.

Por Priscila Lobregatte