A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, rechaçou, nesta sexta-feira (20), nova declaração preconceituosa do ministro da Educação, Milton Ribeiro, com relação às crianças portadoras de deficiência.

“Esse é o governo da exclusão, da segregação, da divisão do Brasil e dos brasileiros. Depois de dizer que a universidade deve ser para poucos, o ministro da Educação declara que crianças com deficiência atrapalham”, disse Luciana.

Dirigindo-se a Milton Ribeiro, Luciana destacou: “Ministro, o que atrapalha é o desmonte do MEC, o desprezo pelos professores, o ataque à ciência e ao conhecimento, a falta de investimento e, sobretudo, ter no comando do país um clã negacionista, atrasado, preconceituoso, antipovo, que não sabe conviver com a diversidade humana”.

A reação da presidenta do PCdoB foi uma resposta a declaração do ministro, dada nesta sexta-feira (20) durante visita ao Recife, de que há crianças com “grau de deficiência que é impossível a convivência”.

Esta é a segunda fala, em intervalo de poucos dias, em que o ministro demonstra sua visão preconceituosa com relação às crianças com deficiência e seu desconhecimento sobre a importância da convivência com diversidade em sala de aula para a educação e a inclusão.

Conforme noticiado pelo portal G1, Ribeiro já havia declarado, ao programa Novo Sem Censura, da TV Brasil, veiculado no dia 9, que quando uma criança com deficiência é incluída em salas de aula com alunos sem a mesma condição, ocorre o que chamou de “inclusivismo”, em que a criança não aprende e “atrapalha” a aprendizagem das outras.

Por Priscila Lobregatte

Com agências