A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, criticou, por meio de suas redes sociais, o possível uso indevido e ilegal de recursos públicos pelo governo Bolsonaro, apontado em reportagem feita pelo O Estado de S.Paulo. O escândalo que já está sendo chamado de “Bolsolão”.

Segundo o jornal, Bolsonaro teria criado um “orçamento paralelo”, pelo qual teria direcionado R$ 3 bilhões do Ministério do Desenvolvimento Regional para sua base de apoio no Congresso, usados principalmente para a compra de tratores e equipamentos agrícolas, com valores superfaturados.

Ainda segundo o jornal, o orçamento secreto teria sido usado pelo governo para negociar apoio para as candidaturas às presidências da Câmara e do Senado do deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

“Bolsonaro diz que não tem verba para o auxílio emergencial que coloca comida no prato do trabalhador, mas disponibiliza R$ 3 bilhões para agradar sua base na Câmara e comprar trator com suspeita de superfaturamento. Quantas doses de vacina para salvar vidas compraríamos com esse valor?”, declarou Luciana nesta segunda-feira (10).

O esquema denunciado pelo jornal será investigado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União e também poderá ser alvo de nova CPI.

 

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências