A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comentou, em suas redes sociais nesta quinta-feira (3), a situação de Bolsonaro frente à CPI da Covid e seu comportamento omisso e irresponsável diante da pandemia.

“Sentindo a pressão após as manifestações contrárias ao seu governo, Bolsonaro fez pronunciamento pautado na mentira e no cinismo. O feitiço virou contra o feiticeiro, e a resposta foi o maior panelaço desde que assumiu”, disse Luciana em referência ao pronunciamento do presidente nesta quarta-feira (2).

A dirigente avalia que “o povo já entendeu que o presidente boicotou o combate à pandemia, atrasou o início da vacinação e defendeu um auxílio emergencial de apenas R$200. Não adianta tentar falsear a realidade”.

Luciana também citou a nota emitida por membros da CPI da Covid, na qual afirmam que a “inflexão” de Bolsonaro quanto à Covid veio com atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros.

“A inflexão do Presidente da República celebrando vacinas contra a Covid-19 vem com um atraso fatal e doloroso. O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença, qualificando-a de ‘gripezinha’. Um atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros, desumano e indefensável”, diz trecho da nota.

Em outro trecho, a nota afirma que “optou-se por desqualificar vacinas, sabotar a ciência, estimular aglomerações, conspirar contra o isolamento e prescrever medicamentos ineficazes para a Covid-19”.

Por Priscila Lobregatte