A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, criticou, pelas redes sociais, a política de preços da Petrobras que, sob o governo de Jair Bolsonaro, vem impondo sucessivos aumentos no valor do gás e dos combustíveis, impactando fortemente no bolso da família brasileira, principalmente das camadas de renda mais baixa.

“A atual política de preços da Petrobras é irracional e insustentável. A Petrobras é uma estatal brasileira, que tem trabalhadores brasileiros, que extrai, refina e distribui no Brasil. Não faz sentido que seus preços estejam atrelados ao valor do barril no mercado internacional”, declarou Luciana nesta quarta-feira (1º), quando passou a vigorar o mais recente reajuste.

A presidenta salientou que “o preço do combustível e do gás tem impacto direto na vida do povo. É o trabalhador que não consegue pagar a gasolina e o diesel que usa para trabalhar, são as famílias que voltaram a cozinhar em fogareiros porque não podem pagar pelo gás e é o efeito cascata sobre os preços dos produtos impactados com a as constantes altas dos combustíveis. É uma tragédia”.

Luciana concluiu lembrando da luta dos comunistas em defesa da Petrobras estatal e do uso do petróleo brasileiro para o desenvolvimento do país. “Lutamos muito, desde a campanha do ‘Petróleo É Nosso’, para que pudéssemos usufruir dessa riqueza. Não à política de preços da Petrobras!

Anunciado no final de agosto, o mais novo acréscimo no valor do gás, de 7%, passou a valer nesta quarta-feira (1º). O aumento médio foi de R$ 5,80 e, em alguns lugares do país, o botijão já está custando em torno de R$ 130. Somente neste ano, os sucessivos reajustes somam 38%, um duro golpe para o povo, que enfrenta o desemprego, o empobrecimento e a inflação sobre itens básicos da alimentação.

Por Priscila Lobregatte
Com agências