A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, participou de reunião de abertura do código-fonte das urnas eletrônicas para inspeção da sociedade civil, a convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, nesta segunda-feira (4).

Foto: TSE

A visita à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz parte da inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022. Participaram da agenda presidentes de partidos, parlamentares de diversas siglas e representantes de instituições como OAB e Ministério Público. Durante o encontro também foi constituída uma comissão para acompanhar todo o processo eleitoral.

“São medidas importantes para conferir segurança às pessoas, sobretudo diante de tantas campanhas de desinformação, baseadas em notícias falsas, que colocam em dúvida a lisura do nosso processo eleitoral e atacam frontalmente nossa democracia”, declarou Luciana após o evento.

Conforme informações do site do TSE, a abertura dos códigos-fontes “é uma solenidade obrigatória realizada pelo TSE antes de cada eleição, e é uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência. Esses arquivos poderão ser inspecionados por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições”.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que ele funcione. A abertura permite a inspeção e ajuda na transparência de todo o processo.

Por Priscila Lobregatte
Com informações do TSE