A presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, se manifestou, pelas redes sociais nesta terça-feira (1º), contra a privatização da Eletrobras, após participar de reunião com governadores e frentes parlamentares sobre a MP 1031. A medida provisória de Bolsonaro foi aprovada na Câmara e agora tramita no Senado. Se aprovada, permitirá a venda da estatal de energia, o que trará prejuízos à população e ao Brasil, considerando o papel estratégico da Eletrobras.

Luciana enfatizou: “Não podemos entregar o controle de nossa política energética nas mãos do mercado. Sabemos que isso vai significar aumento de preços, precarização do serviço, risco de apagão e o fim de programas sociais como o Programa Luz para Todos, que leva energia aos rincões do país”. E completou: “Há estudos que apontam que a privatização custará ao consumidor aproximadamente R$456 bilhões em 30 anos. Já pensou?!  Por tudo isso, seguimos lutando para que a Eletrobras continue sendo nossa, do povo brasileiro”.

A presidenta destacou, ainda, que a MP é “mais uma proposta que vem na esteira do desmonte promovido pelo governo Bolsonaro, que parece ter como único objetivo acabar com toda e qualquer perspectiva de desenvolvimento que possamos ter. Nenhum país do mundo abre mão de manter sob o seu controle empresas de energia elétrica”.

A dirigente do PCdoB explicou também que “a MP não trata apenas da Eletrobras, porque a estatal detém o controle de subsidiárias como a Chesf, protagonista no desenvolvimento de nossa região. E privatizar a Chesf é, na prática, privatizar o rio São Francisco, que não serve só para as hidroelétricas, mas também para os usos múltiplos, como a agricultura, o seu papel na irrigação, a parte de lazer nas praias e até a parte cultural que o rio comporta”.

Por Priscila Lobregatte