Em entrevista concedida nesta segunda-feira (17), na sede do Comitê Central em São Paulo, a presidenta nacional do PCdoB, deputada e candidata a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, orientou a militância comunista a contribuir para a quinta vitória das forças progressistas e democráticas no Brasil.

Luciana Santos ressaltou o início da campanha da chapa Fernando Haddad (PT) e Manuela d’Ávila (PCdoB), que já altera o quadro eleitoral e coloca o petista em segunda posição nas pesquisas de intenção de voto. Segundo ela, há uma grande possibilidade de o campo democrático e popular vencer as eleições pela quinta vez consecutiva.

“Penso que apesar de toda essa ofensiva deles, é um momento de possível virada nessa conjuntura. Para isso, é preciso ter audácia, clareza dos objetivos e do programa para o futuro. Além de defender o legado que Fernando Haddad e Manuela d’Ávila representa. Porque não é à toa que Lula liderava todas as pesquisas, é porque o povo tem saudade de um tempo de bonança, de um tempo de pleno emprego, de expansão de vagas nas universidades públicas, de um tempo que se combateu a desigualdade regional”, explicou.

Na visão de Luciana, está se desenhando um cenário em que Haddad pode enfrentar o candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro (PSL), no segundo turno. “Na verdade, ele é um fascista. E os comunistas precisam tratar isso na dimensão que a luta merece. Vamos fazer isso combatendo qualquer tipo de ódio e intolerância”.

A presidenta do PCdoB realçou que a campanha precisará de uma frente ampla e democrática que busque os segmentos mais amplos da população brasileira.

“Estamos enfrentando uma disputa que diz respeito a garantia da democracia, da tolerância, da paz entre as pessoas. Não será fácil essa batalha. Mas, tenho certeza que o povo brasileiro vai resistir e se contrapor a essa ameaça fascista e vamos eleger Fernando Haddad e Manuela d’Ávila”, declarou.

Projeto eleitoral do PCdoB

A presidenta nacional do PCdoB reforçou o projeto eleitoral do partido, que tem como objetivo reeleger o governador Flávio Dino e a senadora Vanessa Grazziotin, e ampliar a aguerrida bancada de parlamentares do PCdoB.

“Há quatro anos elegemos uma bancada de dez deputados federais. Agora, temos a reeleição da senadora Vanessa Grazziotin, que é o segundo lugar nas pesquisas do Amazonas. Temos uma boa competitividade da senadora Maria Lúcia no Mato Grosso do Sul. Flávio Dino se consolida na dianteira na disputa com Roseana Sarney no Maranhão, levando a possibilidade muito grande de vencer as eleições já no primeiro turno. E a possibilidade de ampliação da bancada, nós achamos que vamos conseguir superar a cláusula de barreira. Estou na expectativa que o PCdoB tenha uma vitória retumbante”.

Confira abaixo a fala da presidenta nacional do PCdoB: