Luciana Santos | Foto: Ascom

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi empossada, nesta sexta-feira (20), como membro honorário da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Em evento realizado no Campus da UFPE, ela fez um balanço do início de sua gestão no governo e abordou as perspectivas para a ciência e a tecnologia no país.

“Nosso objetivo é fazer da ciência, da tecnologia e da inovação instrumentos para a retomada da atividade econômica, com geração de emprego e renda, e de transformação social, através de uma economia mais criativa, mais inovadora e mais inclusiva”, disse a ministra.

Entre as iniciativas de sua pasta, ela destacou a correção do valor das bolsas de estudo e pesquisa, que beneficiou 258 mil bolsistas; o lançamento de dois editais de pesquisa no valor de R$ 590 milhões; o anúncio do primeiro concurso público do MCTI em mais de dez anos, com 814 vagas; a redução dos juros nos financiamentos para inovação nas empresas; a recomposição integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e os projetos incluídos no Novo PAC, que somam R$8 bilhões.

“Temos a compreensão do papel do MCTI de conectar a produção do conhecimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras em temas como sustentabilidade, uso dos recursos naturais, eficiência produtiva, sempre focando nos setores estratégicos da nossa economia”, completou, ao abordar o papel da ciência no enfrentamento às mudanças climáticas.

O nome da ministra foi sugerido à APC pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Rezende. Ela agradeceu aos membros da Academia pela homenagem e disse que ser indicada pelo seu antecessor é uma responsabilidade ainda maior.

“É uma honra ter sido escolhida como um membro honorário da Academia Pernambucana de Ciência, entidade que cumpre papel fundamental em defesa da produção e da popularização do conhecimento científico”, afirmou, desejando sucesso ao novo presidente da entidade, o físico Anderson Gomes, que tomou posse durante o evento.

Gomes é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências, da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e secretário de Educação de Pernambuco.

Ao final de sua fala, Luciana Santos fez um convite para que toda a comunidade científica do estado participe do processo de realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom

(BL)