A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comemorou neste domingo (29), o fato do PCdoB ser o partido com mais parlamentares entre os cabeças do Congresso. Em suas redes sociais, ela destacou a capacidade e influência política da bancada atestada pelo levantamento realizado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) em que o PCdoB alcança a melhor posição em termos proporcionais.

“A bancada do meu partido é gigante, me enche de orgulho! Proporcionalmente, o PCdoB é o partido com mais deputados entre os Cabeças do Congresso: 85,71% da nossa bancada faz parte da lista do Diap de parlamentares mais influentes de 2021”, disse Luciana.

A dirigente lembrou ainda que “elegemos nove deputados, mas dois estavam licenciados, atuando como secretários no Maranhão. Dos sete em exercício, seis aparecem em destaque na listagem, o que nos coloca no quinto lugar geral do ranking, se olharmos só os números absolutos”.

Luciana parabenizou a bancada e destacou que o resultado “não é pouca coisa e não é uma novidade para nós. Um partido não deve ser medido apenas pela quantidade de deputados, mas pela capacidade política de influenciar os rumos do país. Por isso, o PCdoB é enorme. Nossos parlamentares estão aí para mostrar: combativos, articuladores, formuladores, propositivos e coerentes, protagonistas sempre”.

Conforme o levantamento feito pelo Diap, os deputados federais do PCdoB Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Orlando Silva (SP), Perpétua Almeida (AC) e Renildo Calheiros (PE) — líder do partido — figuram entre os mais influentes.