Este mês é marcado pela campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. E a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, chamou atenção, por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira (4), sobre a importância de haver políticas públicas e participação social para combater o machismo, a desigualdade, a violência e o feminicídio.

Após participar da posse das novas conselheiras do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco, Luciana destacou: “em um momento em que, no âmbito federal, houve uma investida para esvaziar os canais de participação popular, aqui, nós gostamos de valorizar a democracia”.

Ela acrescentou que “no último período, vivenciamos um processo de retração das contas públicas em todo o Brasil. Mas, mesmo diante dessas dificuldades, o governo estadual manteve o compromisso assumido com a população, fortalecendo as ações da Secretaria da Mulher de Pernambuco. Porque desejamos um mundo livre de toda forma de discriminação contra mulheres”.

Luciana lembrou que os conselhos contribuem para “o exercício da cidadania, para transformações sociais, bem como para a realização dos direitos fundamentais. As conselheiras que tomam posse para o triênio 2021-2024 são parte fundamental para a política levada adiante por essa gestão, no que diz respeito à promoção dos direitos das mulheres e à igualdade de gênero”.

Por Priscila Lobregatte