A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos criticou, pelas redes sociais, a omissão e a irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) frente à pandemia, que levou à queda da expectativa de vida dos brasileiros em 4,4 anos, conforme noticiado nesta segunda-feira (21).

“A forma irresponsável como Bolsonaro conduz o governo e se portou diante da maior crise sanitária de nossa história teve impactos sérios sobre a expectativa de vida dos brasileiros. O negacionismo resultou em mais de 600 mil mortes por covid-19, num dos piores desempenhos do mundo. E a expectativa de vida dos brasileiros caiu quatro anos depois da pandemia”, disse Luciana Santos.

Reportagem publicada pelo site do jornal Valor Econômico mostrou cálculo de especialistas que apontaram decréscimo na média de anos vividos pela população brasileira nos últimos anos. Em 2019, a expectativa de vida no Brasil era de 76,6 anos; agora, está em torno de 72,2. A perda de 4,4 anos se deu entre março de 2020 e dezembro de 2021. Entre 2019 e 2021, portanto, houve o equivalente a quatro meses a menos a cada mês.

Além do alto número de mortes decorrentes da pandemia, também houve menos nascimentos no período. Conforme escreveu o jornal, “em 2019, foram 2,8 milhões de nascimentos e 1,28 milhão de óbitos no país, segundo dados do Portal da Transparência relativos ao registro civil. Em 2020, o número de nascimentos caiu para 2,64 milhões e o número de óbitos subiu para 1,47 milhão, com crescimento vegetativo indo para 1,17 milhão de pessoas. Em 2021, o número de nascimentos caiu para”.

 

Por Priscila Lobregatte
Com agências