Foto: reprodução/redes sociais

Em entrevista ao canal do Diário de Pernambuco nesta quarta-feira (7), a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, falou sobre a conjuntura política nacional e ressaltou a importância da federação partidária e frente ampla para derrotar Bolsonaro.

Luciana avalia que a federação “vem num momento muito importante”, além de ser uma ferramenta “inovadora na política brasileira por possibilitar a união mais perene de partidos, que não é só uma coligação a cada eleição”. Por isso, completou, “acreditamos que necessariamente isso tem que se dar com um agrupamento de partidos que tenham afinidade programática e política e eu acho isso muito saudável à luta política brasileira”.

A dirigente destacou que “vivemos muitos desafios que só serão resolvidos se tivermos a capacidade de exercitar a unidade política, programática, entre partidos que não são iguais, mas têm convergências”. E concluiu: “precisamos buscar convergências e unidade para enfrentar desafios tão candentes para a população”, como o desemprego, a fome e a miséria.

Luciana apontou ainda que hoje “o mais importante é criar uma equação que possa vencer Bolsonaro nas eleições de 2022. A convicção que nos move é de que a agenda bolsonarista no Brasil foi terrível, resultando em empresas quebradas, fome, miséria, carestia, desmonte de áreas públicas importantes”. No que diz respeito à Covid-19, acrescentou, “os governadores, de maneira geral, se sentiram órfãos”.

Ela enfatizou a defesa de uma frente “mais ampla possível porque isso está no centro da compreensão tática do PCdoB diante desse cenário”. E arrematou: “temos grandes chances de virar a conjuntura, retomar no Brasil um projeto nacional e popular, mas temos que ter muito juízo, serenidade e construir as coisas de maneira certa, colocando na frente compromissos, bandeiras de reconstrução nacional que coloque os interesses da nação, do povo acima dos interesses partidários”.

Por Priscila Lobregatte
Com informações do Diário de Pernambuco