A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos criticou, nesta quinta-feira (8), a política econômica de Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes que, ao invés de buscar recuperar o país, aprofunda a crise principalmente para as camadas de menor poder aquisitivo. Luciana também repudiou o descompasso entre as ações do presidente — que prefere se dedicar ao golpismo — e a dura realidade do povo.

Frente à inflação oficial, que teve alta de 0,87% em agosto — maior aumento para o mês desde o ano 2000 — Luciana destacou, pelas redes sociais: “Bolsonaro e Paulo Guedes não só trouxeram de volta o fantasma da inflação, como estão alimentando ele com a política de preços da Petrobras, o aumento na conta de energia, a desvalorização da nossa moeda, a destruição de cadeias produtivas, a instabilidade política e o estímulo ao caos social e institucional”.

A destruição neoliberal, disse a dirigente, “minou o poder de compra do povo, sobretudo dos mais pobres, muitos já desempregados, que se vêem sem ter como pagar itens essenciais como luz, gás e alimentação. E, enquanto isso, o foco do presidente é o STF. Total desconexão com a realidade”.

Conforme dados do IBGE, além do alto índice detectado em agosto, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 9,68%, a mais elevada desde fevereiro de 2016. O Instituto observou ainda que em agosto, o indicador acumulado em 12 meses ficou acima de 10% em oito das 16 regiões avaliadas. Dentre os grupos de produtos pesquisados, transporte e alimentação/bebidas tiveram os maiores aumentos: 1,46% e 1,39% respectivamente.

Por Priscila Lobregatte
Com agências