A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, criticou, nesta terça-feira (5), o desmonte e o descaso do governo de Jair Bolsonaro com a Petrobras. A empresa segue sem comando desde o final de março e vem aplicando uma política de preços que inviabiliza o acesso ao gás de cozinha e encarece a gasolina e itens básicos para a vida das famílias brasileiras.

“Bolsonaro está destruindo as nossas possibilidades de futuro. Como é possível deixar que uma empresa estratégica como a Petrobras siga sem um comando? É o retrato do descaso e do desmonte promovido na petroleira desde o golpe de 2016 e aprofundado por esse governo que atua contra o Brasil e os brasileiros”, disse Luciana.

Até o momento, o governo não nomeou um novo presidente para a estatal, que é estratégica para o país. O antigo presidente, general Joaquim Silva e Luna, foi comunicado de sua saída do cargo no dia 28 de março. De lá para cá, sobram indefinições sobre quem comandará a empresa. Nesta segunda-feira (4), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou estar “sem luz” sobre quem deverá assumir a Petrobras.

A política de preços que vem sendo adotada pela empresa tem resultado em fortes altas que interferem diretamente na economia e na vida do povo. Para tentar se desvencilhar do problema, gerado por seu próprio governo, Bolsonaro resolveu demitir o general sem, no entanto, sinalizar para nenhuma mudança que resolva a essência do problema.

 

Leia também: Deputados criticam incompetência do governo Bolsonaro com a Petrobras

Por Priscila Lobregatte