A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, reagiu com veemência ao governo Bolsonaro no que diz respeito a duas questões importantes que estiveram em evidência nos últimos dias: o grave aumento da fome e da pobreza e a piora da imagem do Brasil no plano internacional.

“O governo Bolsonaro é de extrema pobreza! Dados do IBGE mostram como a renda do brasileiro teve queda generalizada. As desastrosas ações do governo federal, como a redução do benefício emergencial são fatores dessa queda. Chega de precariedade e fome! Em outubro vamos mudar isso”, disse Luciana pelas redes sociais.

Segundo dados do IBGE, a renda média dos brasileiros teve a maior queda e chegou ao seu valor mais baixo em dez anos, quando foi iniciada a série histórica. Hoje, mais de 106 milhões de pessoas subsistem com menos de R$ 14 por dia. E se antes a renda familiar girava em torno de R$ 3mil, atualmente equivale a menos que a metade.Da mesma forma, aumentou também a desigualdade. Em 2021, por exemplo, o 1% mais rico da população ganhou aproximadamente 38 vezes mais do que a metade mais pobre.

Outro dado grave sobre a crise social brasileira está estampado em levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: mais de 33 milhões de pessoas passam fome no país. O número saltou em 14 milhões entre 2020 e 2022.

Além dessa questão, Luciana Santos chamou atenção para a imagem negativa do Brasil no plano internacional. Na semana passada, Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e participou da Cúpula das Américas, quando ficou explícita, mais uma vez, a sensível piora da posição do país no cenário externo.

“Bolsonaro joga na lama a imagem internacional do Brasil. Todo mundo lembra do quanto já fomos respeitados e admirados mundo afora. Hoje, o presidente é alvo de chacota e protesto. Mas vamos resgatar nosso espaço, com Lula, já apelidado de o ‘político mais popular do planeta’”, declarou Luciana.


Por Priscila Lobregatte
Com agências