A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, reagiu, pelas redes sociais nesta quarta-feira (7), a mais uma iniciativa do governo Bolsonaro contrária ao desenvolvimento da educação. Com o objetivo de suspender a lei que garante internet a alunos e professores de escolas públicas, a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação direta de inconstitucionalidade, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Diante da notícia, Luciana declarou: “Bolsonaro é inimigo da educação. Todo dia um ataque ao ensino, aos professores e ao conhecimento. A novidade agora é que o governo federal entrou com ação no STF para derrubar a Lei da Conectividade. A norma permite que haja investimento para conceder acesso à internet a 18 milhões de estudantes”.

Luciana classificou a lei como “uma grande conquista” , sobretudo “em momento de pandemia, mas o presidente quer desarticular. Seu desejo é governar um país de ignorantes, que lhe sirva de massa de manobra, mas não vamos permitir. Fora Bolsonaro”.

A falta de iniciativa do governo Bolsonaro e seu Ministério da Educação frente às necessidades impostas pela pandemia levou o Congresso Nacional a aprovar a lei, prevendo a aplicação de R$ 3,5 bilhões para viabilizar o acesso à rede. A medida foi vetada por Bolsonaro e o veto foi derrubada pelo Congresso, o que resultou na promulgação da Lei 14.172, no dia 10 de junho.

Por Priscila Lobregatte
Com agências