Tão logo saiu o resultado da eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados, no fim da noite desta segunda-feira (1º/2), a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto.

A dirigente considerou o resultado da disputa um “reflexo da interferência do Executivo, da liberação de emendas e outras negociações”. Segundo Luciana Santos, essa ingerência do governo federal no legislativo “abala a independência entre os poderes e fragiliza a democracia.”

Das lições colhidas com essa disputa, a presidenta apontou que o processo de eleição contribuiu para “a formação de um bloco amplo de oposição ao governo Bolsonaro, reunindo parlamentares de direita, centro-direita, centro-esquerda e esquerda. Um exercício vital para o enfrentamento a este governo e suas políticas de desmonte do país”, considerou.

Para ela, “a oposição sai fortalecida desse processo, mais unida para enfrentar os desafios que se apresentam diante da crise profunda que atravessamos”.

A dirigente elogiou a atuação da bancada do PCdoB que ao longo do processo eleitoral na Câmara fez o “bom combate”. Segundo Luciana, a atuação “foi irrepreensível”.

“Reafirmamos o compromisso de trabalhar cotidianamente para a construção de uma ampla frente política e social em oposição ao governo Bolsonaro”, ponderou a presidenta.

“A bancada do PCdoB continuará na linha de frente da trincheira da luta pela defesa da vida, da democracia e dos direitos no nosso povo”, completou.

O candidato de Bolsonaro foi eleito presidente da Câmara no primeiro turno, pois obteve mais da metade dos votos dos deputados presentes, 302 votos, frente aos 505 parlamentares. O candidato do campo democrático, Baleia Rossi obteve 145 votos.

Lira ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2023. Em seu primeiro ato após a eleição, o novo presidente anulou a votação para os demais cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição às 11 horas desta terça-feira (2).

Para Luciana, nos primeiros minutos enquanto presidente da Câmara, “Arthur Lira comprova ser da mesma linhagem autoritária de Bolsonaro. Em atitude de revanchismo contra bloco opositor, rasga estatuto da Casa e as regras democráticas, anula a composição da mesa e convoca nova eleição. É só o começo”, alertou Luciana, em mensagem no Twitter.

 Leia a íntegra da publicação da presidenta do PCdoB abaixo:

 

A candidatura apoiada por Bolsonaro venceu a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Mas a oposição sai fortalecida desse processo, mais unida para enfrentar os desafios que se apresentam diante da crise profunda que atravessamos. +

O resultado da disputa é reflexo da interferência do executivo, com liberação de emendas e outras negociações. Isto abala a independência entre os poderes e fragiliza a democracia.+

A eleição da Câmara contribuiu para a formação de um bloco amplo de oposição ao governo Bolsonaro, reunindo parlamentares de direita, centro-direita, centro-esquerda e esquerda. Um exercício vital para o enfrentamento a este governo e suas políticas de desmonte do país. +

O PCdoB tem lado. O lado do povo e do Brasil. Na noite de hoje fizemos o bom combate. A atuação da nossa bancada foi irrepreensível. Reafirmamos o compromisso de trabalhar cotidianamente para a construção de uma ampla frente política e social em oposição ao governo Bolsonaro.+

A bancada do PCdoB continuará na linha de frente da trincheira da luta pela defesa da vida, da democracia e dos direitos no nosso povo. Sigamos! #ForaBolsonaro

https://twitter.com/lucianasantos/status/1356428150104875008?s=21