A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, ressaltou, pelas redes sociais, a importância da autonomia financeira para a emancipação das mulheres e de políticas públicas que estimulem ações neste sentido. Uma delas foi o programa Mulheres Empreendedoras, lançado pela vice-governadora do estado no final do ano passado.

“Sabemos que a autonomia financeira é condição necessária para a emancipação das mulheres, então compreendemos que o alcance desta política pública tem uma proporção maior que o aspecto econômico – que por si só já seria de extrema relevância – e abrange outras questões de cunho social, político e na individualidade e subjetividade da mulher. É uma forma de garantir perspectiva de futuro e estímulo para seguir com seus sonhos”, disse Luciana na sexta-feira (4).

Na ocasião, o governo do estado, por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), liberou os primeiros recursos do programa Mulheres Empreendedoras. “Nesta primeira etapa estão sendo beneficiadas mulheres moradoras de Paulista, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, totalizando R$ 76 mil. Elas atuam nos ramos de confecções, produção de cortinas, salão de beleza e artesanato em barro”, explicou Luciana.

A vice-governadora lembrou ainda que o programa foi lançado em novembro de 2021 “com o objetivo de mobilizar e estimular ambientes de negócios, promovendo a formalização e a igualdade de gênero. A liberação dos primeiros recursos é um motivo de comemoração para todos nós”.

Por Priscila Lobregatte