A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, ressaltou, em suas redes sociais nesta terça-feira (20), a importância de se estimular, por meio de políticas públicas, a participação das jovens e das mulheres na ciência e na tecnologia e de se valorizar essas áreas, estratégicas para o desenvolvimento nacional.

Ao falar sobre o tema, Luciana, fez referência à sétima edição do programa Futuras Cientistas, promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), com o apoio das secretarias de Educação e da Mulher do Estado de Pernambuco.

“A imersão científica do Programa Futuras Cientistas, que busca estimular mulheres estudantes e professoras da rede estadual de ensino a participarem de estudos e pesquisas  nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática é algo que me encanta de várias maneiras. Nesta segunda (19) estive no encerramento da 7ª edição dessa iniciativa que nos ajuda a desmistificar os estereótipos de gênero que estão postos na nossa educação e na nossa construção social desde cedo”, disse Luciana.

Luciana salientou que isso é “algo enorme”, e acrescentou: “Enquanto mãe de uma menina, é muito gratificante saber que estamos construindo um ambiente menos hostil para ela e para toda uma geração”.

A vice-governadora colocou ainda que “fazer despertar nas mulheres o interesse pela ciência é, sem dúvida, uma das melhores formas de valorizar a ciência e nossos cientistas e mais que nunca, um ato de resistência, uma forma de dizer não ao negacionismo que paira sobre nós. Parabéns, futuras cientistas! Viva as mulheres que lutam”.

 

Por Priscila Lobregatte