A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, condenou, nesta terça-feira (8) declaração dada por um youtuber em defesa da existência de um partido nazista no Brasil.

“Apologia ao nazismo não é liberdade de expressão, é crime. E deve ser tratada como tal. O repúdio generalizado a essas declarações absurdas do influenciador Monark fez com que o Flow Podcast tirasse o episódio do ar e anunciasse o desligamento do Youtube. Não pode haver espaço para esse tipo de posicionamento. Precisamos sempre estar alertas contra a intolerância, o preconceito e os ataques aos direitos humanos”, declarou Luciana.

Conforme prevê o artigo 20 da Lei 7.716, de 1989, a pena é de dois a cinco anos de reclusão para quem fabrica, comercializa, distribui ou veicula símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica para divulgar o nazismo.

Durante programa veiculado nesta segunda-feira (7), o apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, declarou: “Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”. Após repercussão negativa nas redes e entre os anunciantes do canal, do qual acabou sendo desligado, ele alegou ter feito o comentário bêbado.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências