A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comemorou, nesta terça-feira (16), pelas redes sociais, o avanço obtido na vacinação contra a Covid-19. Ela destacou o papel da ciência, do SUS e de todos que lutaram pela imunização da população, apesar dos esforços de Bolsonaro em sentido contrário.

“O Brasil ultrapassou os EUA em percentual de população com imunização completa contra a Covid-19. Estamos, enfim, superando a pior crise sanitária de nossa história”, disse Luciana.

A dirigente salientou que “essa é uma vitória do SUS, da ciência e de todos que lutaram, no parlamento, nas ruas e nas gestões estaduais e municipais para garantir a vacina. É uma conquista de quem luta pela vida. E, apesar do presidente negacionista, que ataca o serviço público, estamos avançando.”

Dados da plataforma Our World in Data mostram que 59,8% dos brasileiros já estavam com o esquema vacinal completo, contra 57,6% nos EUA. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil atingiu 125,4 milhões de pessoas imunizadas com as duas doses, ou seja, 58,8% da população, que soma 213,3 milhões de pessoas, conforme o IBGE.


Por Priscila Lobregatte