Um dos símbolos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco, José Inácio Barbosa, foi homenageado na Câmara Municipal do Recife na sexta-feira (21). Conhecido como Zezinho, um dos mais antigos militantes do partido no estado, ele recebeu o título de Cidadão do Recife. Zezinho nasceu em 1936, em Bom Jardim, no Agreste. A concessão da honraria foi iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Dirigentes do partido, amigos e familiares participaram da solenidade.

“Hoje, aos 81 anos, a trajetória de vida de Zezinho se confunde com a luta dos trabalhadores do campo e da cidade da qual participou diretamente por cerca de 30 anos, passando pelo período da ditadura militar até os dias de hoje. Zezinho atuou ativamente nas Ligas Camponesas de 1956 a 1962 e viveu por mais de 20 anos na clandestinidade. Participou da luta no campo também no estado de Goiás, para onde se transferiu fugindo da repressão e onde continuou atuando na resistência ao golpe de 1964”, lembrou Almir Fernando (foto abaixo) em sua saudação ao camarada homenageado.

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, fez questão de ressaltar a importância da homenagem. “Um dos mais ilustres militantes do PCdoB é homenageado pela Casa de José Mariano. Quem sabe aqui eu possa em poucas palavras traduzir um sentimento que é meu e dos camaradas que desde os anos 1960 trilham esse caminho honroso da militância no partido. Quero sublinhar algo que é preciso que contamine todos nós, que é o sentimento de carinho de amor e gratidão a esta Casa pela homenagem a este companheiro. Quando o fardo é pesado e as dificuldades são imensas, buscamos o exemplo de cada um, sobretudo, dos mais simples”, destacou.

‘Alguém que nunca esmorece’

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos (foto abaixo), também homenageou o novo cidadão do Recife. “Zezinho é, para nós, uma grande referência de alguém que lutou e continua lutando. Aos 81, ainda é referência de alguém que nunca esmorece. Não há nenhum momento importante da história recente em que não enxerguemos nele alguém sem esperança. É um homem de visão e de perspectiva. A crença no socialismo para ele não é apenas de fé, mas de formação. Ele fez a opção por ser militante de uma causa social”, destacou Luciana, que é candidata a vice-governadora de Pernambuco na chapa da Frente Popular.

Após a exibição de vídeo documentário sobre aspectos de sua vida, Zezinho, ocupou a tribuna da Casa, onde destacou o episódio de dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB), na década de 1960, da qual nasceu o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). “A reorganização do PCdoB, em 1962, na esquina dos Correios, foi uma grande vitória nossa. Nessa situação, travamos uma batalha ideológica e a gente segurou a batalha. Até hoje me pergunto como eu, que só fiz o primário, enfrentei isso. A reorganização do PCdoB foi o grande avanço das forças democráticas do Brasil para somar forças. Não abrimos mãos da revolução socialista e democrática”, pontuou.

Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), a solenidade foi encerrada com a apresentação de vídeo do cantor Jorge Mautner e pela execução do Hino do Recife. Em seguida, o público presente participou de confraternização no jardim interno da Casa de José Mariano. Também durante o evento, o poeta Felipe Júnior subiu à tribuna para declamar dois textos em homenagem ao camarada.