Nesta quinta-feira (4), teve início a pré-venda do livro “Cem anos da luta das mulheres pelo voto na Argentina, Brasil e Uruguai”, organizado pela cientista política e dirigente nacional do PCdoB, Ana Maria Prestes, e publicado pelo selo editorial do Instituto E Se Fosse Você?, que busca ampliar o acesso à leitura, além de fomentar o combate às fakes news e o debate sobre gênero.

A coletânea de 356 páginas reúne textos de 13 autoras, que se dedicam a relatar e analisar, com profundidade e sem abdicar do senso crítico sobre o movimento, o processo de conquista do sufrágio feminino no Brasil e o papel de protagonistas e inspiradoras.

Há exatos 100 anos, em 1922, o direito das mulheres ao voto e à política provocava um acalorado debate no seio da sociedade brasileira. Entre as mulheres, surgiam lideranças mobilizadas pelas campanhas de direito ao trabalho e em condições dignas, à educação e ao sufrágio. A história do sufragismo brasileiro é pouco conhecida, tanto no Brasil como no resto do mundo.

Lembrar o centenário é contar esta história, com toda sua força e inevitáveis contradições, e ainda prestar um tributo a lideranças como Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Mietta Santiago, Alzira Soriano, Celina Guimarães, Almerinda Gama, precursoras e protagonistas desta frente de lutas.

Assim como às primeiras parlamentares, como Carlota Pereira, de São Paulo, e Antonieta de Barros, de Santa Catarina, entre outras, que começaram como aves solitárias o voo das brasileiras rumo à participação política institucional no país, ainda hoje tão frágil e alvo de ataques e violência.

“Não há como compreendermos a persistência da exclusão da mulher brasileira e sul-americana da política, da violência política de gênero, da violência doméstica e do feminicídio de nossas atuais sociedades sem olhar para esse passado e aprender com ele”, diz a autora.

Clique aqui e confira o vídeo de Ana Prestes sobre a obra.

Sobre a autora

Ana Prestes é cientista social e doutora em Ciência Política pela UFMG, é também da comissão de relações internacionais do PCdoB e neta do Cavaleiro da Esperança Luis Carlos Prestes. Atualmente vive em Brasília, onde trabalha como assessora política e analista internacional. Há cinco anos, Ana se dedica ao ensino e à pesquisa sobre o ingresso da mulher brasileira na política no Instituto de Estudos Brasileiros da USP e no Programa de Pós-graduação em História da UnB. Em 2018, ela foi candidata a Deputada Federal pelo PCdoB do Distrito Federal.

Acesse o site www.esefossevoce.com.br e garanta o seu com brindes especiais de pré-venda. (A pré-venda encerra no dia 16/11 e a partir desta data serão enviado os exemplares)

Com informações de agências